E bom saber!!!

Página

Vamos falar de química? Petróleo pra ser mais exata…

image

Motivo de várias guerras e disputas, o petróleo é, sem dúvida, sinônimo de riqueza e poder para um país. Ele é a fonte de energia mais importante da atualidade e é utilizado principalmente na forma de combustíveis de automóveis, como a gasolina e o óleo diesel, além de ser utilizado também nas usinas termoelétricas. 

Mas nem só de produzir energia vive o petróleo. Ele é também uma importante matéria-prima, utilizado na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

Mas o que é o petróleo?

A palavra PETRÓLEO tem origem latina, formada a partir da junção dos substantivos petra (pedra)  e oleum(óleo). Ele é um líquido oleoso de cor escura, formado há milhões de anos, extraído de pedras (rochas) subterrâneas.

Esta riqueza natural já ganhou até o nome de “ouro negro”, em razão da sua coloração e grandeza econômica. Se você gosta de aprender um pouquinho de história assistindo a filmes, veja Ouro Negro, que conta a história da descoberta do petróleo no nosso país.

Como o petróleo se forma?

O petróleo se forma a partir do acúmulo, no fundo de lagos e mares, de restos de plantas e animais mortos, que são decompostos nestes locais. Estes restos vão sendo cobertos por sedimentos e, mais tarde, esse conjunto (animais + plantas + sedimentos variados) dá origem às rochas sedimentares. A alta temperatura e a pressão a que são submetidas, principalmente por causa do empilhamento, dão origem à “substância negra oleosa” que chamamos de petróleo.

São necessários milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene quantidade suficiente de matéria orgânica. Esta matéria passa por uma transformação, ficando retida e constituindo então as chamadas jazidas de petróleo. Dá uma olhadinha no esquema abaixo que ilustra resumidamente esse processo:

Como o petróleo é extraído?

Depois de identificar, por meio de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Após a confirmação, constroem-se plataformas petrolíferas, que têm a missão de perfurar o solo e encontrar abaixo dos mares essa importante substância. A profundidade em que ele se encontra varia muito. Em alguns casos, ele se localiza imediatamente abaixo do solo, o que facilita a sua extração; em outros casos, ele é encontrado em profundidades mais elevadas, a exemplo do petróleo brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s