EFEITO ESTUFA

Padrão

Óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, sendo que o oxigênio é o mais eletronegativo deles.

Um exemplo importante de óxido é o dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico.Ele é o gás que está presente em refrigerantes e na água mineral. Quando está no estado sólido é chamado de gelo-seco, pois apresenta a propriedade de passar diretamente do estado sólido para o gasoso, isto é, sofre sublimação. Essa “fumaça” formada é muito usada como efeito especial em shows, peças teatrais, eventos e filmes.

O gás carbônico está presente na atmosfera terrestre de modo natural, sendo proveniente da respiração animal e vegetal e de erupções vulcânicas. No entanto, o aumento do uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.) e o carvão, tem resultado em um grande aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre, levando a uma quantidade acima do normal. A queima de etanol também gera CO2 e a queima de todos esses combustíveis citados é realizada principalmente pelas indústrias e automóveis. Há também um grande aumento do desmatamento e queimadas de florestas, o que também libera CO2.

A presença do CO2 na atmosfera em concentrações normais é necessária, pois ele é um dos principais responsáveis por um efeito que mantém a temperatura média da Terra em 15ºC, que é oefeito estufa. O efeito estufa recebe esse nome porque seu funcionamento é bastante semelhante ao que ocorre em uma estufa de plantas. Na estufa, as paredes e o teto de vidro permitem que a radiação solar entre, mas dificultam sua saída, sendo que pouco calor é liberado para fora dela, mantendo o ambiente aquecido para as plantas.

Da mesma maneira, quando a Terra recebe a energia do Sol, parte é absorvida pela superfície terrestre, enquanto outra parte é refletida pela própria superfície na forma de radiações infravermelhas (não visíveis). Ao passar pela atmosfera, uma quantidade dessa radiação refletida é absorvida pelo gás carbônico, formando uma espécie de “cobertor” e evitando que toda a radiação escape para o espaço.

Esquema do efeito estufa que ocorre na atmosfera da Terra

O efeito estufa, quando ocorre naturalmente, é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois é ele que mantém o clima terrestre ameno, sem muitas variações. Porém, o aumento da produção do gás CO2 pelo ser humano tem feito com que mais radiação solar seja absorvida, aumentando a temperatura da Terra, o que resulta no chamado aquecimento global.

Causas principais do efeito estufa e do aquecimento global

Se a concentração de CO2 e de outros gases poluentes (monóxido de carbono (CO), monóxido de nitrogênio (NO), ozônio (O3), metano (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFCs)) continuar aumentando na atmosfera, as consequências poderão ser desastrosas. Veja algumas delas a seguir:

Consequências do efeito estufa e do aquecimento global

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s