Conteúdo de química mais cobrado no Enem

Padrão

image


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão se aproximando e essa pode ser a oportunidade tão esperada para conseguir uma vaga em alguma universidade pública ou uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nessa reta final, com certeza os candidatos gostariam muito de saber quais temas poderiam cair no Enem para usar o tempo que resta focalizando seus estudos nesses conteúdos. Infelizmente, não é possível sabermos com precisão o que será cobrado na prova. Entretanto, ao longo dos anos em que o Enem vem sendo aplicado, alguns assuntos apresentaram maior relevância e podem novamente ser cobrados nas provas deste ano.

Separamos aqui quais foram os conteúdos de Química (que está inserida no grupo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias) mais cobrados no Enem nas provas de 2006 a 2012 e relacionamos links de textos e de seções com vários artigos que explicam sobre esses conteúdos, que você poderá acessar para estudar:

Problemas ambientais: Em todas as provas do Enem sempre foram cobrados aspectos relacionados com problemas ambientais que estão colocando em risco a natureza e a vida humana e animal. Entre esses problemas, destacam-se:

– Aquecimento global e efeito estufa: as questões geralmente envolvem o que causa esses problemas, principalmente no que se refere à crescente concentração de dióxido de carbono (CO2) que vem sendo lançado na atmosfera, às causas, às consequências, às reações químicas envolvidas nesses processos e como esses problemas podem ser amenizados ou mesmo solucionados;

– Chuva ácida: Os óxidos são compostos binários que possuem o elemento oxigênio como o mais eletronegativo. Eles são lançados na atmosfera, reagindo com a água da chuva, gerando ácidos. Essas reações químicas, quais são os óxidos envolvidos nesse processo, as fontes do problema e possíveis soluções também devem ser analisadas nas questões nesse caso;

– Destruição da camada de ozônio: Esse problema é causado principalmente pelos clorofluorcarbonetos (CFCs) que são compostos pertencentes à função dos haletos orgânicos. Estude também sobre eles e as reações que destroem o ozônio (O3);

– Poluição das águas: Relacionado a esse tema, pode ser interessante ver os assuntos a seguir: Danos causados por vazamentos de petróleo nos oceanos, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, Fertilizantes Químicos e Poluição, Oxigênio dissolvido da água, Oxigênio no tratamento de efluentes e Poluição térmica.

– Lixo: Nesse assunto entra os polímeros (plásticos) que são os maiores responsáveis pela crescente quantidade de lixo existente. Veja também aspectos relacionados com: Polímeros e poluição, Reciclagem de embalagens, Reciclagem de Vidro, Substâncias tóxicas formadas na incineração do lixo, Classificação do lixo nuclear, Lixo Nuclear no lugar certo e Plásticos biodegradáveis;

Combustíveis e geração de energia: O candidato precisa estar inteirado sobre os diversos tipos de geração de energia existentes, quais os impactos ambientais que eles causam, como a energia é gerada, quais são consideradas energias limpas, a geração de energia nuclear, tudo sobre os combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (principalmente a gasolina e o óleo diesel) e o carvão, os prejuízos que eles causam ao meio ambiente, quais são os gases liberados por eles, quais combustíveis são mais poluentes, entender sobre os biocombustíveis, principalmente sobre o etanol, biodiesel e biogás, como os biocombustíveis são formados a partir da biomassa, se eles são realmente limpos, as reações que envolvem a produção dos biocombustíveis, como a esterificação e as reações de combustão que ocorrem com os combustíveis, além do calor envolvido nessas reações.

Equações químicas: Saber representar as reações químicas por meio de equações, saber interpretar seus símbolos, as fórmulas moleculares, realizar o seu balanceamento, tudo isso é primordial para resolver várias questões de Química;

Estequiometria: O candidato deve saber realizar cálculos quantitativos que envolvem rendimento, pureza, concentrações, excessos; realizar conversões e saber grandezas químicas como o mol e o número de Avogadro, por meio dos dados e das equações químicas.

A Físico-Química é uma parte da Química que vem sendo muito cobrada, principalmente a Eletroquímica e o Equilíbrio Químico. Veja:

Eletroquímica: A eletroquímica envolve o estudo das pilhas e baterias, bem como o da eletrólise. Além de entender esses processos, você deve saber como ocorrem as reações de oxirredução, entender o que é o potencial de redução, como as pilhas e as baterias são importantes na geração de energia, como o seu descarte incorreto gera poluição, como a eletrólise pode ser usada nas indústrias e para resolver problemas como a corrosão.

Equilíbrio Químico: Você precisará estudar as reações reversíveis, saber analisar as equações com equilíbrio químico e equilíbrio iônico, equilíbrios químicos no cotidiano, no nosso organismo e na natureza, além de conceitos que envolvem pH.

Química Orgânica: Fique atento principalmente às estruturas dos compostos orgânicos, quanto à identificação de funções orgânicas, suas propriedades e também quanto às reações que ocorrem com essas substâncias. Lembrando também que os combustíveis são todos compostos orgânicos, por isso, deve-se relacionar esse conteúdo com a geração de energia e com os problemas ambientais ditos no início.

Radiações eletromagnéticas: Esse é um conteúdo que envolve tanto a Física quanto a Química, referindo-se às ondas eletromagnéticas que possuem diferentes comprimentos de onda, sendo que nas questões, geralmente, são cobradas as radiações do tipo raios X, infravermelho, ultravioleta (UV), rádio e micro-ondas.

Sabões e detergentes: Deve-se saber a composição química desses compostos orgânicos, como eles funcionam, que problemas os detergentes sintéticos podem trazer ao meio ambiente, por exemplo os fosfatos poluentes; o problema da eutrofização e o que são os detergentes biodegradáveis.

Anúncios

Um comentário sobre “Conteúdo de química mais cobrado no Enem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s